Conceito

A Agricultura Social baseia-se numa abordagem inovadora situada entre dois conceitos – a agricultura multifuncional e os cuidados sociais / saúde de base comunitária.
A Agricultura Social inclui todas as atividades que usam os recursos agrícolas, seja das plantas ou dos animais, com o objetivo de promover (ou gerar) serviços de saúde, sociais ou educacionais a diferentes grupos de pessoas.
Entre estes, estão incluídas pessoas com problemas de saúde mental, desempregados de longa duração, idosos ativos, pessoas com deficiência, com dificuldades de aprendizagem, pessoas que sofrem de dependências, bem como pessoas em processo de reintegração social.
Na Agricultura Social, os produtos principais, para além da produção, são a saúde, o emprego, a educação ou a terapia. A agricultura oferece oportunidades para as pessoas participarem nos variados ritmos diários e anuais, seja na produção de alimentos ou no trabalho com animais domésticos.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

APNewsBreak: New loans available for small farmers

The U.S. Department of Agriculture has created a new loan program to help operators of small farms, including those who want to take advantage of growing consumer interest in locally produced food.
APNewsBreak: New loans available for small farmers

sábado, 12 de janeiro de 2013

Produzir cogumelos 'gourmet' em troncos de eucalipto para ajudar sem-abrigo

A Associação dos Albergues Nocturnos do Porto (AANP) estima produzir em 2013 entre 600 a 800 quilos de cogumelos 'gourmet' a partir de troncos de eucalipto cujos lucros serão 100% canalizados para dar comida e dormida aos sem-abrigo da cidade