Conceito

A Agricultura Social baseia-se numa abordagem inovadora situada entre dois conceitos – a agricultura multifuncional e os cuidados sociais / saúde de base comunitária.
A Agricultura Social inclui todas as atividades que usam os recursos agrícolas, seja das plantas ou dos animais, com o objetivo de promover (ou gerar) serviços de saúde, sociais ou educacionais a diferentes grupos de pessoas.
Entre estes, estão incluídas pessoas com problemas de saúde mental, desempregados de longa duração, idosos ativos, pessoas com deficiência, com dificuldades de aprendizagem, pessoas que sofrem de dependências, bem como pessoas em processo de reintegração social.
Na Agricultura Social, os produtos principais, para além da produção, são a saúde, o emprego, a educação ou a terapia. A agricultura oferece oportunidades para as pessoas participarem nos variados ritmos diários e anuais, seja na produção de alimentos ou no trabalho com animais domésticos.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Diversidade agrícola na União Europeia


Que Estados-Membros são os principais produtores de cereais?
Qual o Estado-Membro que produz mais  leite? E  o que produz a  maior parte do queijo?
E em qual país se produz mais   carne bovina, suína e de aves ?

As respostas a estas perguntas podem ser encontradas na edição de 2011 do Pocketbook das estatísticas sobre  Agricultura e Pesca emitida pelo Eurostat.

O livro de bolso apresenta tabelas seleccionadas e gráficos, fornecendo uma visão estatística do sector agrícola na União Europeia.
Os dados mais recentes são apresentados para os 27 Estados-Membros, bem como os países da EFTA, quando disponível. Este livro de bolso, destinada tanto para o público em geral como para   especialistas, está dividido em sete capítulos: leite e produtos lácteos, contas e preços agrícolas, principais produtos agrícolas, a agricultura e  ambiente, cobertura vegetal e uso da terra, as regiões rurais e estatísticas da pesca.
Este  comunicado de imprensa apresenta uma pequena seleção das informações  aí encontradas.

 Pela análise dos dados publicados, podemos constatar, uma vez mais, a triste realidade da situação da agricultura em Portugal (e dos seus agricultores), fruto de politicas erradas e com consequências terríveis para a nossa economia, como está à vista. A PAC e a forma como foi negociada também teve o seu contributo decisivo.
Mas enfim, para além da constatação dos dados apresentados nesta publicação, que ela possa servir para uma reflexão decisiva sobre o caminho a tomar e que medidas devem ser tomadas com urgência, para modificar o estado da situação.

A publicação agora apresentada pelo Eurostat, pode ser consultada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário