Conceito

A Agricultura Social baseia-se numa abordagem inovadora situada entre dois conceitos – a agricultura multifuncional e os cuidados sociais / saúde de base comunitária.
A Agricultura Social inclui todas as atividades que usam os recursos agrícolas, seja das plantas ou dos animais, com o objetivo de promover (ou gerar) serviços de saúde, sociais ou educacionais a diferentes grupos de pessoas.
Entre estes, estão incluídas pessoas com problemas de saúde mental, desempregados de longa duração, idosos ativos, pessoas com deficiência, com dificuldades de aprendizagem, pessoas que sofrem de dependências, bem como pessoas em processo de reintegração social.
Na Agricultura Social, os produtos principais, para além da produção, são a saúde, o emprego, a educação ou a terapia. A agricultura oferece oportunidades para as pessoas participarem nos variados ritmos diários e anuais, seja na produção de alimentos ou no trabalho com animais domésticos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Crise faz aumentar procura de um talhão para cultivar - Portugal - DN

Crise faz aumentar procura de um talhão para cultivar - Portugal - DN

Cerca de 1.900 pessoas do Grande Porto esperam por um pequeno talhão para cultivar no âmbito do projecto Horta à Porta, da Lipor, mas este número tem vindo a aumentar devido à actual crise.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

dados sobre o rendimento na Agricultura na Europa

First estimates for 2011
EU27 real agricultural income per worker up by 6.7%

Portugal está entre os países onde o rendimento por agricultor mais caiu, em 2011 (-10.7%)

5-20122011-AP-EN.PDF (Objecto application/pdf)

Reference to CAP in biodiversity conclusions deleted | European Voice

Germany leads objection to specific biodiversity goals in the CAP.

A call for specific biodiversity goals to be integrated into the Common Agricultural Policy (CAP) was abandoned at the insistence of Germany during a meeting of environment ministers in Brussels today.





Reference to CAP in biodiversity conclusions deleted | European Voice

União Europeia deita fora 90 milhões de toneladas de comida por ano

Todos os anos, a União Europeia desperdiça 90 milhões de toneladas de alimentos, de acordo com o comissário europeu Janez Potocnik. E este número que não tem em conta os desperdícios relacionados com a agricultura e pesca.
Por pessoa, os números tornam-se ainda mais dramáticos. Cada cidadão europeu desperdiça, em média, 76 kgs de comida por ano.
“Isto é moral, ambiental e economicamente indefensável”, explicou Potocnik num artigo de opinião publicado no site The Parliament.
“É imoral porque há mais de mil milhões de pessoas com fome no mundo.
Ambientalmente indefensável porque cria, directa e indirectamente, emissões enormes de gases com efeito de estufa, não apenas na Europa mas em todo o mundo.
E economicamente porque são recursos que não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar”.

Segundo o comissário europeu, a comida é gasta em todas as fases da cadeira alimentar, dos produtores aos transformadores, retalhistas e consumidores. “O desperdício de comida ocorre por várias razões. No sector transformador, por exemplo, por causa da superprodução, há produtos mal trabalhados. Outros têm a embalagem estragada”, realçou o responsável.
No sector do retalho, o desperdício é provocado pelo marketing – assuntos estéticos, defeitos da embalagem, má gestão dos stocks e estratégias de marketing erradas. Nas nossas casas, por outro lado, muitas vezes calculamos mal a quantidade de comida que necessitamos numa determinada refeição.
Segundo o responsável, a Comissão Europeia está a avaliar, junto de todos os interessados, como pode menorizar este problema, apesar da “extensa legislação” que já existe.

O artigo completo encontra-se AQUI


O texto em pt , no site: http://www.greensavers.pt

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Hortelões de Sintra podem manter cultivo - Ecosfera - PUBLICO.PT

Hortelões de Sintra podem manter cultivo - Ecosfera - PUBLICO.PT

A Câmara de Sintra suspendeu o processo de desmantelamento de hortas comunitárias na freguesia de Monte Abraão, depois de no mês passado ter dado 30 dias aos hortelões para abandonarem os terrenos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EuroparlTV video: Fórum Aberto: Um futuro para a Europa na agricultura?

Os convidados da EuroparlTV, incluindo Eurodeputados e agricultores belgas, participam num debate intenso sobre se a reforma da Política Agrícola Comum terá em consideração a agricultura europeia



EuroparlTV video: Fórum Aberto: Um futuro para a Europa na agricultura?

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Reforma da Política Agrícola Comum: a UE tem 27 Estados-Membros

Reforma da Política Agrícola Comum: a UE tem 27 Estados-Membros

 A agricultura representa actualmente 41% do orçamento anual da União Europeia e tem estado no centro das políticas europeias desde os primórdios do projecto de cooperação europeia. O Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e os Estados-Membros vão dar início ao debate sobre as orientações das políticas europeias, no âmbito no Quadro Financeiro Plurianual para o período 2014-2020.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Diversidade agrícola na União Europeia


Que Estados-Membros são os principais produtores de cereais?
Qual o Estado-Membro que produz mais  leite? E  o que produz a  maior parte do queijo?
E em qual país se produz mais   carne bovina, suína e de aves ?

As respostas a estas perguntas podem ser encontradas na edição de 2011 do Pocketbook das estatísticas sobre  Agricultura e Pesca emitida pelo Eurostat.

O livro de bolso apresenta tabelas seleccionadas e gráficos, fornecendo uma visão estatística do sector agrícola na União Europeia.
Os dados mais recentes são apresentados para os 27 Estados-Membros, bem como os países da EFTA, quando disponível. Este livro de bolso, destinada tanto para o público em geral como para   especialistas, está dividido em sete capítulos: leite e produtos lácteos, contas e preços agrícolas, principais produtos agrícolas, a agricultura e  ambiente, cobertura vegetal e uso da terra, as regiões rurais e estatísticas da pesca.
Este  comunicado de imprensa apresenta uma pequena seleção das informações  aí encontradas.

 Pela análise dos dados publicados, podemos constatar, uma vez mais, a triste realidade da situação da agricultura em Portugal (e dos seus agricultores), fruto de politicas erradas e com consequências terríveis para a nossa economia, como está à vista. A PAC e a forma como foi negociada também teve o seu contributo decisivo.
Mas enfim, para além da constatação dos dados apresentados nesta publicação, que ela possa servir para uma reflexão decisiva sobre o caminho a tomar e que medidas devem ser tomadas com urgência, para modificar o estado da situação.

A publicação agora apresentada pelo Eurostat, pode ser consultada AQUI.

Portugal agrícola na cauda da Europa - Expresso.pt

Portugal é um dos menores produtores agrícolas da União Europeia (UE), com uma parcela de apenas 0,4 por cento nos cereais e de 2,6 por cento no leite, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Objectivos PANCD — Autoridade Florestal Nacional

Objectivos do Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação (PANCD): Objectivos estratégicos e objectivos específicos.

Objectivos PANCD — Autoridade Florestal Nacional

A conclusão é do Programa de Acção Nacional do Combate à Desertificação. Metade do território está em risco de ficar desertificado

O Presidente da República é o primeiro a incentivar o regresso à agricultura: em Junho, Cavaco Silva convidou mesmo os jovens a regressarem ao cultivo. Mas segundo a proposta de revisão do Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação (PANCD) 2011-2020, entregue recentemente ao governo, voltar à terra pode ser uma missão quase impossível. Nos últimos dez anos a qualidade dos solos portugueses caiu e a aridez aumentou por causa das alterações climáticas.


Mais de um terço dos solos portugueses não são produtivos | iOnline

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Programa Rede Rural Nacional

Rede Rural Nacional
A Rede tem como objectivo reforçar o intercâmbio entre todos os actores dos territórios
rurais, favorecendo o conhecimento das boas práticas e do Know-how em coerência com as
orientações comunitárias e com o Plano Estratégico Nacional de Desenvolvimento Rural
(PENDR).
A Rede Rural (RR) constitui um instrumento privilegiado na implementação da política de desenvolvimento rural.

Consulte o documento AQUI.

Proposta da Comissão para o Quadro Financeiro para 2014-2020

O quadro financeiro plurianual (QFP), correspondente às antigas «perspectivas
financeiras, não é o orçamento da UE para um período de sete anos. É um mecanismo
que garante a previsibilidade das despesas da União Europeia e, simultaneamente, a
sua sujeição a uma disciplina orçamental rigorosa. Define os valores máximos («limites
máximos») disponíveis para cada um dos principais domínios de despesas («rubricas»)
do orçamento da União. Neste contexto, o Parlamento Europeu e o Conselho, que
constituem a «autoridade orçamental» da União, têm de aprovar todos os anos o
orçamento para o ano seguinte. Na realidade, o orçamento anual aprovado é sempre
inferior ao limite máximo global do QFP.


MFF_2011_pt.pdf (Objecto application/pdf)

EUROPA - Press Releases - EU must not leave rural areas behind, CoR President Bresso says

EUROPA - Press Releases - EU must not leave rural areas behind, CoR President Bresso says


Speaking at the European Congress of Rural Municipalities in Warsaw yesterday, Mercedes Bresso underlined that rural areas continue to suffer from high unemployment and lack of basic infrastructure. Reform proposals for EU regional policy and agriculture were a step in the right direction to close these development gaps, President Bresso said.

Área susceptível à desertificação cresceu 75 por cento em dez anos - TSF

Área susceptível à desertificação cresceu 75 por cento em dez anos - TSF


A área susceptível à desertificação cresceu 75 por cento no território continental português ao longo dos últimos 10 anos, indica um relatório da Comissão Nacional de Combate à Desertificação, entregue há duas semanas ao Governo.

Agricultura Empresa portuguesa lança barra de fruta pioneira a nível mundial - Expresso.pt

Lisboa, 20 out (Lusa) -- A Nutrigreen, uma empresa de Torres Novas vai lançar em 2012 um produto pioneiro a nível mundial e que já conquistou um prémio de inovação: a fruta em barra.


Assunção Cristas quer metas de convergência paralelas na agricultura - Política - Sol

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, disse hoje à Lusa que vai bater-se para que as metas da convergência dentro de cada Estado-membro e entre os 27, na futura política agrícola comum (PAC), sejam paralelas.





http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=31612

terça-feira, 18 de outubro de 2011

In agriculture, small is beautiful | Duncan Green | Global development | guardian.co.uk

Investing in small farmers brings a developmental double whammy, helping to put food into circulation while also boosting the income of some of the poorest people on the planet


In agriculture, small is beautiful | Duncan Green | Global development | guardian.co.uk

Governo aposta no PRODER para assegurar investimento na agricultura - Economia - Sol

A ministra da Agricultura congratulou-se hoje com o facto de ter garantido as verbas necessárias para a execução do PRODER e sublinhou, que apesar da austeridade, o Governo está empenhado em manter o investimento no sector agrícola.

«Conseguimos desbloquear os 38 milhões de euros que eram necessários para acomodar a comparticipação nacional do Programa de Desenvolvimento Regional (PRODER), o que significa que vamos conseguir executar 150 milhões de euros em matéria de PRODER», afirmou Assunção Cristas, em declarações à Lusa, a propósito do Orçamento do Estado para 2012.

A titular da pasta da Agricultura salientou que o desbloqueio desta verba «é um sinal extraordinário da preocupação em alavancar o investimento na área agrícola e ir ao encontro do objectivo do Governo», no sentido de aumentar a produção nacional e diminuir as importações.

Assunção Cristas adiantou que a perspectiva de investimento se mantém para o próximo ano, o que considerou «muito positivo» no actual contexto de austeridade.

Admitiu que o orçamento do ministério da Agricultura «encolheu, como todos os outros», mas justificou que foi feito essencialmente à custa do corte nas estruturas.

Além disso, estão a ser revistas políticas «onde o Estado tem gasto muito dinheiro e acumulado dívida ao longo dos últimos anos», procurando encontrar soluções alternativas «que consumam menos recursos do Estado», como por exemplo, os seguros de colheitas e as medidas veterinárias.

«No que é absolutamente central, que é o investimento, o orçamento não encolhe. É um sinal positivo para os agricultores, é sinal que esta é uma área que vemos como de investimento e crescimento económico. É uma área onde podemos encontrar alicerces para sair da crise», sintetizou.

A despesa global consolidada do Ministério da Agricultura (MAMAOT) aumenta 0,8 por cento em 2012, para 1,961 mil milhões de euros, face à estimativa de 2011, indica o relatório do Orçamento de Estado entregue na segunda-feira no Parlamento.

«Este aumento da despesa total consolidada do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (MAMAOT) deriva da integração das empresas públicas reclassificadas e do aumento das despesas consignadas», justifica a proposta de Orçamento do Estado para 2012.

O montante total consolidado estimado em 2011 ascende a 1,945 mil milhões de euros.

O documento refere também que o subsector do Estado prevê gastar 572,2 milhões de euros, menos 16,6 por cento face à estimativa de 686,4 milhões de euros deste ano.

Por sua vez, a verba referente aos serviços e fundos autónomos deverá cair 6,6 por cento no próximo ano, para 1,5245 mil milhões de euros, em relação à estimativa de 2011.

No que toca à despesa das empresas públicas reclassificadas, a verba orçamentada para 2012 é da ordem dos 137,7 milhões de euros.


fonte: Lusa/SOL


domingo, 16 de outubro de 2011

Agricultura: espanhóis 'esmagam' portugueses

Apesar das condições climatéricas adversas Espanha aumentou de 18,6 (em 2010) para 20,7 milhões de toneladas (em 2011) a produção de cereais. Portugal bateu um recorde, mas pela negativa. Não foi além das 180 mil toneladas.

http://aeiou.expresso.pt/agricultura-espanhois-esmagam-portugueses=f680929

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Comissão Europeia propõe uma nova parceria entre a Europa e os agricultores





Bruxelas, 12 de Outubro de 2011 – A Comissão Europeia apresentou hoje um
projecto de reforma da Política Agrícola Comum (PAC) após 2013. O projecto visa
reforçar a competitividade, a sustentabilidade e o enraizamento da agricultura no
conjunto do território de forma a garantir aos cidadãos europeus uma alimentação
saudável e de qualidade, preservar o ambiente e desenvolver as zonas rurais.

«A Comissão Europeia propõe uma nova parceria entre a Europa e os agricultores
para dar resposta aos problemas de segurança alimentar, utilização sustentável
dos recursos naturais e crescimento. As próximas décadas serão cruciais para
lançar os alicerces de uma agricultura forte, capaz de enfrentar as mudanças
climáticas e a concorrência internacional sem descurar as expectativas dos
cidadãos. A Europa precisa dos seus agricultores, e os agricultores precisam do
apoio da Europa. A Política Agrícola comum é a nossa alimentação, o futuro de
mais de metade do nosso território», indicou Dacian Cioloş, Comissário Europeu
da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
A PAC após a reforma permitirá promover a inovação, reforçar a competitividade
económica e ecológica do sector agrícola, lutar contra as alterações climáticas e
apoiar o emprego e o crescimento, representando assim uma contribuição decisiva
para a estratégia Europa 2020.

O texto completo pode ser lido AQUI

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Câmara de Paços de Ferreira e cooperativa agrícola vão recuperar tradição das hortas

Câmara de Paços de Ferreira e cooperativa agrícola vão recuperar tradição das hortas

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1515267&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29

Câmara de Paços de Ferreira cria banco de terras

A Câmara de Paços de Ferreira e a cooperativa agrícola local anunciaram a criação de um banco de terras para que os munícipes possam criar pequenas hortas e vender os seus produtos num mercado semanal....

http://www.destakes.com/redir/b67b66d2528078a262f291530b89d6fb

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Agricultura Falta de acesso a financiamento paralisa projetos PRODER - Expresso.pt



Lisboa, 14 set (Lusa) -- A falta de acesso dos agricultores ao financiamento bancário pode pôr em causa os projetos do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) já aprovados, alertou o presidente da Comissão Nacional de Jovens Agricultores (CNJ), Luís Saldanha.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Faro inaugura horta urbana e entrega talhões a famílias e instituições

Famílias e instituições de solidariedade de Faro recebem hoje pequenos terrenos para cultivar produtos biológicos numa Horta Urbana localizada na zona da cidade velha, informou hoje a autarquia.

O projecto da Horta Urbana de Faro, anunciado há cerca de um ano pela autarquia, insere-se na iniciativa Global Work Party, envolvendo cidadãos de 180 países que pretendem desta forma chamar a atenção para as alterações climáticas.



Faro inaugura horta urbana e entrega talhões a famílias e instituições - Ecosfera - PUBLICO.PT

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Putting nature back into agriculture

A iniciativa, designada "Produzir mais com menos", prevê ajudar famílias de baixo rendimento agrícola -- cerca de cerca de 2,5 mil milhões de pessoas -- para economizar nos custos de produção, construir agro sistemas saudáveis para maximizar o rendimento e também para investir na saúde e educação.

Para alimentar a população mundial projetada para 9,2 mil milhões de pessoas em 2050, a produção deverá aumentar em 70 por cento no mundo e 100 por cento nos países em desenvolvimento, segundo a FAO.

No documento em que revela a iniciativa, a FAO considera que "o atual modelo de produção não consegue enfrentar os desafios do novo milénio. Para crescer, a agricultura tem de aprender a economizar".

A iniciativa inspira-se em parte nas técnicas de agricultura de conservação, que eliminam -- ou reduz ao mínimo -- os arados e plantio direto.

Os resíduos vegetais formam uma capa protetora sobre os campos e os cereais são cultivados em rotação com leguminosas que enriquecem o solo.

Outras técnicas desenvolvidas pela FAO e pelos seus parceiros incluem a irrigação de precisão e o espalhamento de fertilizantes de forma localizada, o que pode duplicar a quantidade de nutrientes absorvidos pelas plantas.

Todos esses métodos ajudam a reduzir em 30 por cento as necessidades hídricas das culturas e em até 60 por cento nos custos de energia.

Nalguns casos, as colheitas podem ser multiplicados por seis, como foi demonstrado pelos testes realizados recentemente com o milho na África Austral.

O rendimento médio das explorações que praticam estas técnicas, em 57 países de baixo rendimento agrícola, aumentou quase 80 por cento, de acordo com o estudo.

Segundo a FAO, os governos também terão de reforçar os seus programas nacionais de seleção vegetal, visando desenvolver novas variedades de sementes resistentes às mudanças climáticas.

http://www.fao.org/news/story/en/item/80096/icode/

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Agricultores portugueses são os mais velhos da Europa - Economia - Sol

Agricultores portugueses são os mais velhos da Europa - Economia - Sol


É homem, tem 63 anos e a quarta classe. Este é o retrato-tipo do agricultor português, o que torna Portugal no país europeu com agricultores mais velhos e com menor número de jovens a trabalhar nos campos: apenas 2,5 por cento têm menos de 35 anos

terça-feira, 29 de março de 2011

I ENCONTRO AGRICULTURA SOCIAL

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e a Escola Superior Agrária de Coimbra estão a organizar o I Encontro de Agricultura Social, que irá ter lugar  no Auditório da ESAC - Coimbra, no dia 15 de Abril de 2011.
O presente Encontro tem como objectivos:
- Apresentar o tema da Agricultura Social e lançá-lo na agenda pública promovendo a discussão e o debate;
- Reunir os diferentes stakeholders envolvidos na agricultura social e conhecer as experiências desenvolvidas no terreno;
- Alertar para a necessidade de um trabalho comum, ao nível do enquadramento político e legislativo, criando uma dinâmica nacional que contribua para transformar a situação actual.
INSCREVA-SE NESTE EVENTO!       aqui ao lado

quarta-feira, 23 de março de 2011

Concertação Social: 50 milhões para agricultura | agência financeira

O Governo vai reforçar com 50 milhões de euros a linha de crédito de apoio à agricultura e reabrir uma linha de crédito de 20 milhões de euros para o sector das pescas. É o que consta no acordo sobre Competitividade e Emprego alcançado esta terça-feira com os parceiros sociais.



Concertação Social: 50 milhões para agricultura | agência financeira

Hortas para dar a volta à crise - Economia - Correio da Manhã

O movimento ecológico Glocal deu a ideia e a Câmara de Faro aprovou. Foi assim que nasceu a primeira horta social do Algarve que, desde a semana passada (e até dia 31 de Março) está a aceitar inscrições para os munícipes se candidatarem a um dos 12 talhões disponíveis para cultivo





Hortas para dar a volta à crise - Economia - Correio da Manhã

sexta-feira, 18 de março de 2011

Michelle Obama escreve livro 'verde' - Sol

Michelle Obama escreve livro 'verde' - Sol

A primeira dama americana vai publicar um livro sobre alimentação saudável e sobre a pequena horta que criou na Casa Branca.

Michelle Obama espera juntar-se ao marido na lista bestsellers com um livro dedicado à experiência da criação de uma horta nos relvados da Casa Branca.

O livro, que deverá sair em Abril de 2012, faz parte de um projecto muito querido da primeira dama americana contra a obesidade e terá ainda as receitas saudáveis favoritas dos Obama.

Dois meses após a eleição de Barack Obama, Michelle iniciou a horta nos jardins da residência oficial, onde já cresceram 55 variedades diferentes de vegetais, que são utilizados pelos chefs da Casa Branca.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

LexUriServ.do (Objecto application/pdf)

Parecer do Comité Económico e Social Europeu sobre a «Segurança do abastecimento na agricultura e no sector alimentar na União Europeia

LexUriServ.do (Objecto application/pdf)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Green Fields: Corn growers blast critics of ethanol

Green Fields: Corn growers blast critics of ethanol: "

Rick Tolman, chief executive of the National Corn Growers Association, fired back at critics of corn and ethanol, describing them as 'vicious enemies who are out there trying to change the way we produce food.' Tolman, speaking to the North Dakota corn growers 'CornVention' in Fargo last week, noted that the use of more than a third of the U.S.


[...]

"

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Secret Life Of Bees Now A Little Less Secret

Secret Life Of Bees Now A Little Less Secret: "Zurich, Switzerland (SPX) Feb 04, 2011


Many plants produce toxic chemicals to protect themselves against plant-eating animals, and many flowering plants have evolved flower structures that prevent pollinators such as bees from taking too much pollen.

Now ecologists have produced experimental evidence that flowering plants might also use chemical defences to protect their pollen from some bees.

In an elegant experiment, Cl"

Agricultura: Colóquio Nacional do Milho visa incentivar aumento da produção em ano "muito interessante"

Agricultura: Colóquio Nacional do Milho visa incentivar aumento da produção em ano "muito interessante"

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Uma publicação resultante de um projecto europeu, sobre Agricultura Social

Este LIVRO foi elaborado no âmbito do projecto SoFar "Supporting policies for Social Farming in Europe", por um consórcio europeu. Este projecto pretendeu apoiar a criação de um novo enquadramento institucional para a Agricultura Social, através da ligação entre os académicos / investigadores e os profissionais no terreno e  por juntar as diversas experiências em desenvolvimento possibilitando  a partilha e a respectiva comparação. Reuniu, ainda,  os diversos stakeholders da Agricultura Social e do Desenvolvimento Rural noisentido de possibilitar a definição de politicas ao nivel regional e europeu.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Produção de alimentos precisa crescer 40% em 20 anos

O atual sistema alimentar do mundo já apresenta falhas: o modo de produção, insustentável, utiliza os recursos naturais de forma abusiva e, mesmo assim, cerca de um bilhão de pessoas passam fome em todos os cantos do planeta – sem contar o outro bilhão, que consome, diariamente, menos comida do que necessita. Imagine, então, se a população mundial aumentasse ainda mais!

Essa é a questão central do relatório Food and Farming Futures, produzido e divulgado recentemente pelo programa Foresight, do governo britânico. O documento alerta que, em 20 anos, a população mundial chegará a, aproximadamente, 8 bilhões de pessoas e, consequentemente, a demanda por comida – que já não está sendo suprida – aumentará ainda mais.

Segundo o relatório, para evitar o aumento da fome global, a produção de alimentos deverá crescer 40% nas próximas duas décadas e, claro, de forma sustentável, para garantir a preservação do meio ambiente.

Ainda de acordo com o documento, para atingirmos essa meta é necessário elaborar um grande conjunto de ações, que abranja diversos setores envolvidos no sistema de produção. Entre eles: biotecnologia, agronomia e agroecologia, além da área de pesquisa científica, que será uma importante aliada para prever futuros problemas de alimentação – por conta das mudanças climáticas e da superpopulação, entre outros fatores – e ajudar a encontrar soluções para combatê-los.

Movimento Terra Solta - SOLIDARIEDADE E COOPERATIVISMO | Terra Solta

Movimento Terra Solta - SOLIDARIEDADE E COOPERATIVISMO | Terra Solta

Agricultores de Sofá

Agricultores de Sofá

How to grow sprouts - CSMonitor.com

How to grow sprouts

Growing good-tasting sprouts is an easy indoor gardening project. Here's how.

http://www.csmonitor.com/The-Culture/Gardening/diggin-it/2011/0131/How-to-grow-sprouts


Agricultores alagoanos recebem kit de produção sustentável

Sessenta agricultores de Delmiro Gouveia, Piranhas e Olho D’Água do Casado irão receber o kit para implantação do sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais). Nesta terça-feira representantes do Sebrae em Alagoas e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) se reúnem, às 10h, no galpão da Chesf, em Piranhas, para discutir a logística de distribuição do kit.



in: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI206897-17180,00.html

Quinta agrícola recebe prémio de empreendedorismo

A Oficina Agrícola do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), que surgiu em Boticas em 2004, foi ontem "reconhecida pelo Instituto de Empreendedorismo Social como Iniciativa de Elevado Impacto Social", disse à Lusa Pedro Vaz, director técnico do Centro.

in: http://www.ionline.pt/conteudo/101617-quinta-agricola-recebe-premio-empreendedorismo

Quinta agrícola recebe prémio de empreendedorismo

Jornal de Angola - Mundo precisa de África com mais força e unida

O Presidente cessante da UA, Bingu wa Mutharika, do Malawi, apontou a importância da agricultura e da segurança alimentar como as bases para a preservação ...


Jornal de Angola - Mundo precisa de África com mais força e unida

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bem-vindos ! Agricultura Social em Portugal

Bem-vindos!
Este pretende ser um espaço de partilha de informação e de reflexão e , principalmente, um espaço comum, agregador de experiências e opiniões, sobre o tema da Agricultura Social em Portugal.
Queremos criar um movimento que reúna as mais diversas experiências  desenvolvidas em Portugal, por diferentes organizações, no sentido de criar sinergias transformadoras de uma realidade pouco conhecida (e reconhecida) em Portugal.
Trazer o tema da Agricultura Social para a agenda pública,  dar a conhecer e desenvolver o tema, envolver todos os interessados, influenciar politicas e contribuir para o progresso e desenvolvimento da nossa sociedade constituem os nossos objectivos estratégicos.