Conceito

A Agricultura Social baseia-se numa abordagem inovadora situada entre dois conceitos – a agricultura multifuncional e os cuidados sociais / saúde de base comunitária.
A Agricultura Social inclui todas as atividades que usam os recursos agrícolas, seja das plantas ou dos animais, com o objetivo de promover (ou gerar) serviços de saúde, sociais ou educacionais a diferentes grupos de pessoas.
Entre estes, estão incluídas pessoas com problemas de saúde mental, desempregados de longa duração, idosos ativos, pessoas com deficiência, com dificuldades de aprendizagem, pessoas que sofrem de dependências, bem como pessoas em processo de reintegração social.
Na Agricultura Social, os produtos principais, para além da produção, são a saúde, o emprego, a educação ou a terapia. A agricultura oferece oportunidades para as pessoas participarem nos variados ritmos diários e anuais, seja na produção de alimentos ou no trabalho com animais domésticos.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Uma publicação resultante de um projecto europeu, sobre Agricultura Social

Este LIVRO foi elaborado no âmbito do projecto SoFar "Supporting policies for Social Farming in Europe", por um consórcio europeu. Este projecto pretendeu apoiar a criação de um novo enquadramento institucional para a Agricultura Social, através da ligação entre os académicos / investigadores e os profissionais no terreno e  por juntar as diversas experiências em desenvolvimento possibilitando  a partilha e a respectiva comparação. Reuniu, ainda,  os diversos stakeholders da Agricultura Social e do Desenvolvimento Rural noisentido de possibilitar a definição de politicas ao nivel regional e europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário